Saiba mais sobre as Tirinhas da Mafalda - Doce Timidez

Doce Timidez

Saiba mais sobre as Tirinhas da Mafalda

27.01.2015
caixinha da coluna do fundo do bau

Oi, como você está?
O post de hoje pertence a coluna “do fundo do baú” e com certeza foi um dos posts antigos que mais gostei de fazer e tenho orgulho.

As tirinhas da Mafalda são tão comuns em livros de português, sociologia, filosofia e em vestibular que é difícil encontrar alguém que nunca tenha visto ao menos uma.

Por algum motivo desconhecido um dia eu decidi pesquisar a historia por trás da Mafalda e achei que seria assunto legal para abordar. Esse post terá um pouco sobre a historias e alguns personagens, apenas isso para não ficar muito grande.

A Mafalda surgiu em setembro de 1964, foi criado por um argentino, o Quino, cujo a inventou para combater a censura da ditadura militar em seu país.

Tirinhas da Mafalda

O autoritarismo militar era um assunto muito censurado na época e não podia ser falado abertamente, então Quino utilizou uma metáfora para falar sobre o assunto, que foi a sopa. Mafalda odeia sopa e em toda tirinha onde a mãe a obriga a comer, a menina, deixa claro seu descontentamento.

Tirinhas da Mafalda

Miguelito é sonhador, egoísta, inocente e odeia ter a idade que tem, 5 anos. Acha que é o centro do mundo e ninguém consegue o convencer do contrario.

Tirinhas da Mafalda

Manolito é o melhor para falar de economia, ele trabalha na mercearia do pai e não se importa com nada a não ser dinheiro e na escola vai muito bem em matemática.

Tirinhas da Mafalda

Susanita é fofoqueira, egoísta e briguenta. Ela odeia os pobres e as reflexões da Mafalda, sonha em se casar com um homem rico e ter muitos filhos.

Tirinhas da Mafalda

O pai da Mafalda trabalha pra poder pagar as contas no final do mês e a mãe abandono a faculdade para poder cuidar da família, coisa que Mafalda critica sempre que pode, eles são um casal simples e comum.

Tirinhas da Mafalda

Tirinhas da Mafalda

Sempre muito irônica e curiosa Mafalda questiona tudo e todos ao seu redor, demostrando seu desgosto com o governo, a sociedade e o mundo.

Tirinhas da Mafalda

Tirinhas da Mafalda

Quino paro de fazer as tirinhas da Mafalda em 1973 com 1928 tirinhas publicadas.

O mais interessante é que em muitas tirinhas é possível de vincular e comparar os dias atuais. Isso só mostra como o mundo, a sociedade e a politica não mudaram muito. Pais continuam a trabalhar para pagar as contas, governo não investe em educação e muitas pessoas ainda são alienadas pela mídia.

Está rolando na Praça da Arte em são paulo a exposição “O mundo segundo Mafalda”, se você gostou da postagem e/ou gosta da Mafalda, provavelmente vai gostar da exposição e é uma ótima dica para esse final de semana.

Fontes: Guia de Estudante e Mafalda Online.

Caixinah da coluna do fundo do bau

Acompanhe o Doce timidez nas redes sociais!
Twitter | Facebook | Instagram | Bloglovin | Youtube | Snapchat {docetimidez}

Me diga o que você achou dessa postagem!