Como faço o meu dia ser mais produtivo - Doce Timidez

Doce Timidez

Como faço o meu dia ser mais produtivo

17.02.2017

Olá tudo bem com você? Eu estou bem!

Fiquei sumidinha do blog semana passada, mas estou voltando e resolvi voltar com um post sobre organização. Não sei se você sabe, mas eu amo organização e tudo que envolve esse meio.

A dica que vou dar hoje usei muito quando estava trabalhando home office e sinto que preciso voltar a usar, pois ando fazendo vários nadas ultimamente.

Vamos as dicas:

Liste o que você tem para fazer

É sério, fazer lista sempre ajuda, e de preferência “quebre” a sua tarefa em pequenas tarefas, por exemplo, em vez de colocar “Programar o layout novo”, coloquei “Blog: Ajustar comentários” “Blog: Arrumar o rodapé da postagem”.

Liste o que você tem para fazer e divida a tarefa em pequenas tarefas

Benefícios de dividir as tarefas em “subtarefas”:

  • Probabilidade de esquecer algo no meio do caminho é menor: quando fica muito ampla a tarefa, acabamos esquecendo de algo no meio do caminho, detalhar o que tem para fazer em subtarefas te ajuda a não esquecer.
  • Cumprir o prazo estabelecido: Temos uma noção melhor do tamanho da tarefa quando a dividimos e podemos designar o tempo certo para cumprir lá e assim cumprir o prazo.
  • Satisfação de riscar algo da lista: Tem algo melhor que fazer uma lista e depois riscar o item? Tenho mania de fazer várias listas e as vezes a mesma em dois lugares diferentes, amo quando pego o caderno e posso riscar o item e colocar um OK.

Programe cada minuto do seu dia

Listar o que tinha que fazer eu já fazia, mas foi quando resolvi colocar uma hora para acordar, uma hora para o café, uma hora para descansar e horas para trabalhar, que percebi o quanto o dia pode render.

Essa parte é um pouco chata, mas é ela que vai fazer seu dia render, pois quando fazemos a lista e não colocamos cada item em um horário é muito mais fácil dispersar e se perder/se atrapalhar ao longo do dia, porque perdemos tempo tendo que decidir o que vamos fazer a seguir e muitas vezes procrastinando sem nem perceber.

Quando listei minhas tarefas e fui programar elas ao longo do dia, percebi o quanto o dia pode render, a medida que fui colocando as tarefas fui percebendo que boa parte do dia eu perdia mexendo no celular, jogando ou até mesmo sem fazer nada, enquanto tinha um monte de coisa para colocar em prática.

Abaixo um exemplo do como utilizei esse método no ano passado em um planner e na planilha:

Meu planner 2016 - Detalhes

Dica: Para não riscar o planner e ficar feio, eu costumava fazer uma lista no bloco de notas e a medida que ia seguindo ela certinha, ia passando para o planner, demorava um pouco, mas pelo menos o planner ficava bonito.

Planilha de organização pessoal

Listar o que você faz em cada minuto é realmente chato e desanimador quando você não faz nada, mas é super útil para a gente entender o tempo de cada tarefa, o tempo que precisamos para descansar, enfim, para entender o nosso tempo.

Quando eu fazia isso, tinha dia que listava um monte de coisa e fazia no máximo duas, isso me deixava triste, mas às vezes não estamos bem e se forçar a fazer algo só piora a forma como estamos nos sentindo.

Somos pessoas diferentes, e cada um de nós temos um limite e formas para lidar com o que fazer, então não se cobre tanto e vai fazendo aos poucos e quando não quiser fazer nada, não faça. Apenas você sabe qual é o seu limite físico e mental.

Por hoje é isso e até o próximo post!
Espero que tenham gostado da dica.

Me diga o que você achou dessa postagem!

  • Dai Castro 17/02/2017

    Gosto muito de ler dicas de organização e acho que esse tipo de anotações pode sim tornar a nossa rotina mais regrada e mais produtiva.
    Não tinha pensado em dissolver uma tarefa principal em outra lista de tarefas, acho que tem muita lógica! As vezes a gente julga uma tarefa simples, e no final, percebemos que havia muita coisa envolvida até chegar ao resultado final.
    Beijos!
    🙂
    Colorindo Nuvens

    Responder

    Bruna Leite 17/02/2017

    Isso de dividir uma tarefa em varias é ótimo, muitas vezes eu terminava uma tarefa e depois percebia que tinha esquecido de algo, por isso passei a dividir as tarefas, super ajuda isso. Além ajudar a gente a delegar o tempo certo para cada tarefa.

    Responder

  • Bruna Morgan 17/02/2017

    Eu percebi que quando acordo bem cedo e faço uma listinha, meu dia rende bem também. Faço várias coisas antes do almoço e penso: “nossa, aina é meio-dia?” iauahuha

    Responder

    Bruna Leite 17/02/2017

    EXATO! Sempre que acordo cedo e sigo uma lista fico com o mesmo pensamento hahahaha

    Responder

  • Stephanie Ferreia 17/02/2017

    Ótimas Dicas! Achei um máximo que tu consegue se organizar digitalmente, eu só consigo no papel mesmo, mas isso é bom pra testar vários métodos 😀
    Um beijo

    Responder

    Bruna Leite 17/02/2017

    Eu mudo muito a forma como me organizo, vou do papel ao digital. Tudo depende da vibe em que estou e da quantidade de tempo livre, mas prefiro mil vezes me organizar no papel.

    Responder

  • Vanessa Bayer 17/02/2017

    Sou a louca das listas e faço listas para tudo, mas ultimamente nem elas estão me deixando menos enrolada. hahah Preciso dar um jeito para ontem. Gostei das suas dicas, quem sabe não me ajudem né?! Talvez o fato de eu nunca estipular um horário, ou pelo menos na maiorias das vezes, acaba me atrapalhando. Um beijo grande pra ti. ♡

    Responder

    Bruna Leite 17/02/2017

    Estipular um horário ajuda bastante, espero que as dicas te ajudem!

    Responder

  • Matheus 17/02/2017

    Muito legal!

    Voce ja ouviu do TRELLO?

    é muito bom.

    Responder

    Bruna Leite 17/02/2017

    Já ouvi falar do Trello sim, inclusive já usei algumas vezes para organizar projetos, mas acredito que para mim não serve para organizar o dia como coloquei aqui no post, até da, mas não consigo me adaptar.

    Responder

  • Chell 17/02/2017

    Hahahaha eu li e vi que faço a lista toda errada já hahahaha
    Vai ver é isso que eu tava precisando.

    Eu gosto de riscar o planner, assim eu VEJO o que já fiz e fico mais feliz rss

    Responder

  • Jaqueline 17/02/2017

    Nossa, achei bem eficiente sua organização de passo a passo. Confesso que eu sou mais de listas simples do que tão minuciosas assim. Mas vc tem razão. Muitas vezes eu planejo fazer um post e acabo tendo que terminar no dia seguinte pois me perco na elaboração do mesmo. Sou mais minuciosa quando o assunto é limpeza e organização do meu quarto e casa por exemplo. Amo dicas de organização ♥
    http://www.blogflorescer.com

    Responder