Festa da Cerejeira, no Parque do Carmo
Olá, como estamos hoje?
Vamos ao quarto dia de #beda? Por enquanto estou animada hahaha, espero continuar até o final!
Nesse ultimo final de semana ocorreu em São Paulo a 37ª Festa da Cerejeira, a tradicional festa ocorre todo ano no Parque do Carmo, em Itaquera. Ano passado, infelizmente, eu não tive como comparecer, mas esse ano deixei anotado no calendário para não perder, e com certeza não me arrependi!
Eu fui no sábado (02/01) no evento e estava lotado L-O-T-A-D-O mesmo, foto abaixo para comprovar isso.
O local mais cheio era a parte dedicada a alimentação, óbvio, por isso nem parei por lá. Fui logo mais para dentro do parque encontrar algum cantinho mais calmo para poder fotografar ♥
“A flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.“
Algumas curiosidades:
É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
No estado de São Paulo, apenas três variedades tiveram sucesso. São elas: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.
Uma lenda conta que a palavra “Sakura” surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta forma de viver era muito característica dos samurais.
Acompanhe o Doce timidez nas redes sociais!
Twitter | Facebook | Instagram | Bloglovin | Youtube | Snapchat {docetimidez}
Me conte o que você achou do post
-
Milena Schabat 04/08/2015
Que lugar maravilhoso. Eu não sabia que tinha tanta coisa por trás dessas flores tão lindas, adorei conhecer um pouco dessa história. <3 beijo!
literarizei.blogspot.com.br
-
Bruna Leite 04/08/2015
Eu também fiquei impressionada pelo tanto de coisa que tem quando pesquisei!
Beijos.
-
Camila Carvalho 04/08/2015
Nossa que lindas as fotos, ao vivo deve ser mais bonito ainda. Quero me progamar para ir ano que vem.
Beijos
♥ Te Conto Poesia
-
Bruna Leite 04/08/2015
Obrigada <3
Vai sim é muio bonito lá.
-
Mariana Morett 04/08/2015
Muito interessante a história da árvore, não conhecia por completo. Flor de cerejeira é tão fotogênica que dá gosto admirar!
-
Bruna Leite 04/08/2015
Fico feliz que tenha conhecido a historia por aqui! Elas são bem fotogênicas mesmo <3
-
Fernanda Machado 04/08/2015
Em Friburgo, uma cidade que eu morava no interior do Rio, tinha essa festa tambem. (Não sei se tem mais). É muita lindeza, cerejeiras são muito lindas *-*
-
Bruna Leite 04/08/2015
Eu não sabia que tinha festas da cerejeira em outo lugar!
São lindas mesmo *-*
-
Babee 04/08/2015
Agora que o Parque do Carmo fica aqui pertinho da colméia, eu perdi 🙁 Mais um ano que perdi as cerejeiras lindas desabrocharem mimimi e como ficam lindas, né? *-* Vou ter que ir ano que vem, sem falta!
-
Bruna Leite 04/08/2015
Eu perdi uns dois anos também Babee =/
Mas esse finalmente fui! Vai no ano que vem sim, elas ficam lindas ♥
-
Raquel Leal Porto 04/08/2015
Eu também fuiiii! =)
Mas ainda bem que eu consegui ir na sexta-feira e estava muito mais tranquilo do que no final de semana, consegui experimentar algumas comidinhas ^^.Beijinhooos.
-
Bruna Leite 04/08/2015
Muito linda lá, né?
Eu queria ter ido na sexta, mas trabalho então nem deu. Imaginei que estaria mais vazio.
-
Dai Castro 04/08/2015
Oi Bruna, acabei de conhecer o seu blog e ele é uma gracinha <3 Também estive nesse festival das cerejeiras. As sakuras são realmente lindas, fiquei apaixonada! Quando fui estava bem lotado tbm e por isso, fiz como você, passei longe da área de alimentação! Mas, apesar de tudo, é um lugar muito bonito, vale a pena conhecer o bosque! Beijos!
-
Bruna Leite 04/08/2015
Oi Dai, Obrigada <3
Concordo com você, apesar de estar lotado, é muito linda e vale a pena conhecer!